Passeios românticos em Tiradentes

A atmosfera de Tiradentes é romântica! As casas que preservam a arquitetura colonial, as ruas com calçamento de pedras, a calma e a vista para Serra de São José são um convite à caminhadas de mãos dadas, jantares românticos e passeios descontraídos. Por isso,  preparamos uma lista para você convidar quem você ama a conhecer a história e a culinária, caminhando pela pequena cidade, curtindo cada passo e sentindo o sabor e o aroma das Minas Gerais.

1. Pôr do sol no Morro da Igreja São Francisco de Paula

Sente-se na grama, aprecie o silencio e veja o sol se despedindo e deixando um rastro de cor sobre o centro histórico da cidade.

Foto: misscheck-in.com

Foto: misscheck-in.com

2. Passeio Maria-Fumaça: de Tiradentes a São João Del Rei

12km e 35min minutos a bordo de uma charmosa locomotiva com ares colonial e uma maravilhosa vista para as serras e passando por fazendas centenárias, rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. A Maria-Fumaça passa pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por Dom Pedro II.

Foto: fatoreal.com.br

Foto: fatoreal.com.br

3. Matriz de Santo Antônio

Um dos mais ricos exemplares do barroco brasileiro, a Matriz foi construída com a frente voltada para a Serra de São José. Logo na entrada, é difícil não se impressionar com os lustres de prata e a quantidade de ouro que decoram o altar e suas imagens. A Aleijadinho são atribuídas as esculturas da fachada, que datam de 1810. No alto, o órgão português de 1788 tem oito fileiras de tubos e belíssimas pinturas em estilo rococó. Também há opção de visitá-la à noite. Às sextas-feiras, a artista Elisa Freixo toca composições clássicas no órgão.

Matriz Santo Antônio Tiradentes Minas Gerais

4. Passeio de charrete

Prepare-se para o sacolejo da charrete passando pelas ruas de pedras,  mas vale muito a pena! Perfeito para conhecer melhor a cidade com auxílio de um guia. Você vai passar por vários pontos turísticos.

passeio-charrete-tiradentes

5. Um passeio pela Serra de São José

Aproveite para entrar em contato com a natureza. Onipresente, a Serra de São José desafia o visitante a trocar por algumas horas o charme do Centro Histórico pela diversidade da natureza local. São várias trilhas que levam aos principais mirantes, todas atravessam a Calçada dos Escravos, do século XVIII.

serra-sao-jose-tiradentes

6. Passeio de Jardineira

O passeio é feito à noite num charmoso veículo de 1935. Percorre todo o Centro Histórico paradas nos pontos mais importantes. O motorista e guia, aponta para detalhes das construções e conta curiosas histórias. O carro parte do Largo das Forras e leva apenas sete pessoas.

Foto: Mauricio Berndt

Foto: Mauricio Berndt

7. Jantar romântico

Caminhar pela ruas de Tiradentes durante a noite tem um clima especial. Algo que te leva para uma viagem pelo tempo. Entrar no Pacco & Bacco é sentir-se envolvido por um clima que mistura essa tradição de outros tempos com toque de modernidade. A iluminação completa o clima e deixa tudo ainda mais romântico. O restaurante possui uma carta de vinhos super bem elaborada com mais de 200 rótulos e pratos que usam ingredientes mineiros preparados com técnicas francesas. Um lugar onde tudo se encaixa: as luzes, a adega, a decoração e o serviço feito com muito esmero.

restaurante-vinhos-tiradentes

Para seu passeio a dois ficar ainda melhor, leve calçados confortáveis e procure fugir das datas com festivais.

8 respostas a Passeios românticos em Tiradentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *